ATA DE REUNIÃO ORDINARIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA AFFESC

ATA DE REUNIÃO ORDINARIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA AFFESC

 

Aos 08 (oito) dias do mês de janeiro de 2017, as 10 (dez) horas, na sala VIP da sede social da AFFESC, reuniu-se esse Colegiado por convocação ordinária do Sr. Guido Américo Garcia, presidente do mesmo, estando presentes os conselheiros: Guido Américo Garcia, Jaime Roque Perottoni, Pedro Silva, Luiz Carlos Rihl de Azambuja, Rubens Cabral Faria e Timolau Adada.

Por convite do Sr. Presidente, se fizeram presentes os membros da Diretoria Executiva:

Inácio Erdtmann, presidente;

Oilson Carlos do Amaral, diretor de seguridade social;

Asty Pereira Junior, diretor administrativo.

Iniciaram-se os trabalhos pela analise do Oficio nº 108/2017 da Diretoria Executiva, cujo assunto trata da situação funcional do Sr. Adir da Silva. Nesse documento nos foi apresentado parecer jurídico do advogado trabalhista, Dr. Augusto Wolf Jr., que detalha, dentro das perspectivas legais, quais caminhos seriam mais viáveis para o desenlace da situação. Foi lembrado que o Sr. Adir conta com 35(trinta e cinco) anos de serviços prestados a essa Associação, mas que nos últimos anos não mais era possível contar com seus préstimos tendo em vista seu estado de saúde.

O Sr. Adir retornou após 9(nove) meses de afastamento médico, tendo suas funções já redistribuídas a outros funcionários. Também foi lembrado de sua condição de aposentado por tempo de serviço pela previdência social. Ressaltou-se que essa condição não extinguiu o contrato de trabalho e pelas opções apresentadas pelo advogado contratado, esse Conselho após várias discussões, optou por indicar a Diretoria Executiva a EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO VIA DEMISSÃO. Indicou-se também que dentro das possibilidades, com acompanhamento jurídico especializado, se busque chegar a um acordo com o referido funcionário que atenda a legalidade da situação e os interesses de nossa Entidade.

Foi lembrada pelo Conselheiro Pedro Silva, a necessidade de no referido acordo, preservar a AFFESC de futuras demandas com esse servidor.

Seguindo a pauta previamente estabelecida, passou-se a discussão da atual situação da UNIMED.

Pelo fato da IBBCA não ter respeitado acordo feito com a Diretoria Executiva de encaminhar as cobranças das mensalidades com data de vencimento para o dia 10 (dez) de cada mês, ocorreu uma celeuma.

O Sr. Presidente, Guido, dentro de sua fala, disse ter pagado em 15(quinze) dias mais de R$6.000,00 (seis mil reais). Pediu que fosse juntado a presente ATA, correspondência por ele entregue a IBBCA, onde relata suas dificuldades em ver atendidos seus pleitos em favor do associados. Ressaltou que na sua visão a UNIMED não está em sintonia com a AFFESC.

O Sr. Inácio, Presidente Executivo, tomando a palavra, esclareceu que o atual contrato de prestação de assistência de saúde é com a IBBCA e não mais com a UNIMED como anteriormente. Ressaltou que essa empresa não apresenta receptividade e bom atendimento as demandas da AFFESC. Lembrou que a AFFESC atualizou o cadastro de todos os participantes do plano de saúde, mas que a IBBCA ignorou todo o trabalho preferindo utilizar-se de seu próprio cadastro o que vem causando diversos transtornos. Disse também que foi acordado o vencimento para o dia 10, mas que a IBBCA alegou que não houve concordância da UNIMED. Também disse que após novas investidas da diretoria executiva, acordou-se que a partir de março do corrente ano será implementado o dia 10 de cada mês como data de pagamento.

O Sr. Oilson, diretor de seguridade social, esclareceu que a diretoria executiva visando amenizar os problemas, conseguiu que através da servidora Aline tivéssemos um canal direto com a IBBCA via AFFESC que vem conseguindo bons resultados na resolução de pendencias. Também lembrou que em reunião a IBBCA para tratar dos valores de reajuste, a referida não se mostrou receptiva aos pleitos da AFFESC argumentando que a sinistralidade media deve ficar em 75% e que nossa entidade apresenta um índice de 84%.

O conselheiro Pedro Silva no uso da palavra lembrou que o Sr. Guido equivocou-se em tentar resolver pessoalmente sua situação junto a IBBCA, uma vez que tais tratativas devem ser via AFFESC.

O conselheiro Rubens indagou a diretoria executiva se não existe alternativa à UNIMED.  O conselheiro Guido fez sugestão de se buscar outra operadora, sendo lembrado pelo Oilson que já existe convenio com a AGEMED.

O Pedro Silva disse ser de bom alvitre que se espere até março, mês em que a IBBCA se comprometeu a programar a data de vencimento para o dia 10(dez) de cada mês, uma vez que outros planos de saúde também apresentam deficiências e que a UNIMED possui ampla cobertura em todo território nacional.

Tomando novamente a palavra, o Sr. Inácio Presidente da Executiva, relatou que a FEBRAFITE está articulando um plano de saúde em nível nacional que será capitaneado pelo estado de São Paulo por já possuir plano próprio e, portanto, experiência na área. Disse ele que já foi registrado o FEBRAFITE SAUDE, mas que essa alternativa ainda deve demorar em ser operacionalizada.

O conselheiro Jaime em sua fala, disse que diante dos fatos apresentados, devemos manter o equilíbrio e esperar que a solução está próxima.

Encerrado o assunto UNIMED passou-se a assuntos gerais.

Esse Conselho cumprimenta a Diretoria Executiva pela comemoração do Réveillon que resgatou uma tradição a muito esquecida, conseguindo trazer de volta os associados, sendo uma festa muito bem pensada e estruturada. Também foi lembrado que as reformas dos apartamentos efetuadas pela DE. vem agradando aos associados pela boa aparência e funcionalidade que os mesmos agora apresentam.

Deixe seu comentário